a)
Aline, n º 3: Responsável pelas postações no blog;
Aline, n º 3: Responsável pelas postações no blog;
Giovane, nº 16: Lançador;
Lara, nº 22: Responsável pelo avião de distância;
Letícia, nº 26: Responsável pela pesquisa de modelos de aviões de
tempo;
Mayara, nº 36: Lançadora;
Victória, nº 42: Responsável pelo avião de tempo.
b)
TEMPO
|
DISTANCIA
|
0,97s
|
2,21m
|
2,75s
|
4,34m
|
3,03s
|
7,94m
|
2,87s
|
10,06m
|
1,24s
|
11,41m
|
4,74s
|
09,78m
|
5,04s
|
15,56m
|
5,97s
|
16,87m
|
3,46s
|
16,74m
|
4,51s
|
18,91m
|
4,99s
|
17,50m
|
3,14s
|
16,61m
|
4,78s
|
14,82m
|
6,89s
|
15,09m
|
4,61s
|
19,54m
|
3,67s
|
18,04m
|
2,85s
|
17,46m
|
3,09s
|
18,60m
|
5,97s
|
19,35m
|
5,86s
|
20,12m
|
4,99s
|
|
5,40s
|
|
4,87s
|
|
5,49s
|
|
6,08s
|
|
6,07s
|
|
4,74s
|
|
5,91s
|
|
5,87s
|
|
6,40s
|
|
5,76s
|
|
5,10s
|
|
4,68s
|
|
4,54s
|
|
6,12s
|
|
6,01s
|
|
5,14s
|
|
5,97s
|
|
7,18s
|
c-) Vm= 20,12/7.18= 2,80 m/s
d) 1 - Temperatura
2 - Distância
3 - Força
4- Velocidade
5 - Impulso
Descrevendo
e Calculando
a) Folha de papel A4
b) Avião de tempo:
1 - Dobre uma folha de papel ao
meio e marque.
2 - Abra a folha com a dobra para
baixo e dobre dois cantos adjacentes até o meio.
3 - Dobre a ponta do passo
anterior para baixo, para que as abas fiquem presas sob esta dobra. Ele deve
agora parecer o verso de um envelope.
4 - Dobre os dois cantos criados
no passo anterior ao centro, deixando as pontas a 2/3 da borda.
5 - Dobre a ponta do passo
anterior para segurar as abas contra a dobra central.
6 - Dobre o avião ao meio, para
que as dobras fiquem para fora.
7 - Dobre as asas para baixo,
alinhando com o fundo do avião e dobre as novamente para melhor desempenho.
8 - Abra as asas de modo a
deixá-las perpendiculares ao corpo da aeronave.
Avião de distância: http://www.youtube.com/watch?v=CLpxWFiREAM
c) As diferenças básicas encontradas entre o avião de
tempo e de distância é no modelo do avião. No avião de tempo é preciso que o
avião plane, portanto, o avião tem que ser sem ponta e com as asas maiores,
diferente do avião de distância que é preciso de uma ponta mais fina. E na
maneira de lançar os aviões. O de tempo deve ser lançado para cima e o de
distância com o braço reto.
d) Não conseguir atingir o tempo de 3 segundos e uma
boa distância. Solução: Fizemos mais testes e pesquisa de outros modelos de
aviões e a maneira certa de lançar.
e)
Massa = 75g
Peso = 75.10= 750N
f) 1ª
lei de Newton (Princípio da Inércia) - "Um corpo em repouso tende a
permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em
movimento"
O avião permanecia parado a não
ser que sobre ele agisse uma força diferente de 0 (a força quando o avião é
lançado).
2ª lei de Newton (Princípio
Fundamental da Dinâmica) - "Quando aplicamos uma mesma força em dois
corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração
igual."
3ª lei de Newton (Princípio de
Ação e Reação) - "As forças atuam sempre em pares, para toda força de
ação, existe uma força de reação." A força que o avião tem quando está
voando é a mesma que foi atuada sobre ele ao lançá-lo.
g)
Concluímos por meio deste trabalho que o projeto proposto pelo professor
Maurício está de acordo com o conteúdo que foi dado na parte teórica e feito na
parte prática, estabelecendo relação entre as leis de newton e a força da
gravidade com os testes de avião de papel que exige não apenas um modelo
adequado de avião, mas técnicas para lançá-lo. Esse projeto, ao ser pesquisado,
tomamos conhecimento de que jogar avião de papel não é apenas uma brincadeira,
como muitos acham ser, mas há várias competições em universidades, como
Unicamp, e que envolvem totalmente os conceitos da física e de aerodinâmica,
sendo interessante até mesmo para despertar a curiosidade dos alunos que
pretendem seguir a carreira de engenharia.
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